O livro como conhecemos, já é uma experiência sensorial que permite conectar pessoas e abrir novas portas com a imaginação e a identificação, mesmo quando lidos individualmente em silêncio. Quando alguém o lê em voz alta, uma nova ligação é estabelecida.
O audiolivro, ou audiobook, é a versão “falada” de um livro.
A qualidade do audiolivro acessado por plataformas digitais favorece a naturalidade do consumo deste produto digital. No Brasil e no mundo, o crescimento desta indústria já era uma tendência, mesmo antes da pandemia global; e na atualidade permanece avançando, atraindo inclusive não leitores e proporcionando acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Diferentemente de um podcast – que é uma produção de áudio seriada com temas variados pontuais como programas de rádio; o audiolivro conserva características do livro adaptada para a linguagem auditiva. A descrição pode contemplar informações contidas no livro como objetos, lugares, pessoas, ou ainda emoções do autor.
O livro A EUROPA PELA PORTA DA COZINHA – FRANÇA, ESPANHA E ITÁLIA de Candido Gonçalves Netto pela Editora Futuca Cuca também terá a sua versão audiolivro gravada no Estudio T em Salvador-Ba. Esta obra de gastronomia com histórias foi preparada para dialogar com outras experiências, desde o inicio da sua elaboração. O perfil do autor que dará voz à obra e o seu estilo de escrita trilham os novos caminhos sensoriais do audiolivro.
Neste estúdio, todo primor do livro será profissionalmente traduzido em sons e sensações.
* Fabiana Aragão é Editora e Criadora da FUTUCA CUCA EDITORA E ESCRITÓRIO DE HISTÓRIAS.