Você já sabe que muitas pessoas caem em golpes de estelionato amorosos. Resta saber o porquê do número de vítimas não parar de crescer e o que torna as vítimas tão vulneráveis e os criminosos tão bem sucedidos. Este crime precisa ser prevenido e combatido, é necessário um olhar cuidadoso sobre o tema.
O livro “Roteiro de um Estelionato Amoroso – O Perigo por Trás da Tela”, apresenta uma narrativa impactante sobre os perigos das relações virtuais contemporâneas, trazendo ao público um relato corajoso de um articulado estelionato amoroso sofrido pela autora, R.Stuart. Diferentemente, dos criminosos que usam o anonimato para aplicar golpes, a autora inicialmente optou por não aparecer pelo constrangimento. Mas, à medida que foi entendendo toda a trama que viveu na vida real, ela resolveu alertar outras vítimas em potencial. A escrita do seu livro foi ao mesmo tempo uma catarse e uma ressignificação do seu sofrimento. A escrita como poderoso instrumento de apoio à cura; e a missão de promover o debate do tema, trouxeram para a ela um novo protagonismo nascido da resiliência, ou da antifragilidade – no conceito mais moderno da evolução construída a partir das adversidades .
Se os criminosos se unem para fazer o mal, felizmente, na sociedade também é possível encontrar pessoas que se juntam pelo bem. A autora depois dos 7 capítulos em que narra a sua história de um crime real, conta com uma seção especial com a participação de especialistas, chamada de Fortuna Crítica.
Uma fortuna crítica é composta por críticas e depoimentos sobre uma obra. O estelionato amoroso cibernético é um tema extenso que permite uma visão abrangente e interdisciplinar. A experiência e a empatia dos profissionais convidados deixam claro que a Fortuna Crítica desta obra é um tesouro de profissionalismo e sensibilidade. Vale a pena a leitura do livro também para conferir, com ainda mais detalhes, o que dizem os especialistas para aprofundar o tema.
MARISA PROTÁSIO @marisaprotasio Especialista em Dinâmica de Grupo e Linguística Textual. Formação em Psicanálise, Psicologia Humanista e Terapia Sistêmica individual, casal e família. Trata sensivelmente das vítimas e reconhece a mente criminosa por de trás do golpe. Marisa alerta que, valendo-se da fragilidade emocional de suas presas em potencial, previamente escolhidas, o estelionatário amoroso se aproxima virtualmente de forma sedutora e intencional, com a finalidade de estabelecer uma forte conexão com suas vítimas, inaugurando-se assim, uma seara onde sentimentos são explorados de forma calculada para obter ganhos financeiros.
LUISA SOALHEIRO @luisasoalheiro psicóloga, psicanalista, mestra em Ciências Da Saúde, com ênfase em saúde mental. Escritora e Poeta. Luísa aponta que autoridades, familiares e profissionais da saúde precisam considerar, antes de mais nada, as especificidades do sofrimento de quem passa por uma situação dessa. É sobre dinheiro, mas é muito mais sobre amor, sobre desilusão e desesperança.
LÍGIA ESPINHEIRA Psicóloga Pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental , destaca que términos de relacionamentos trazem consigo sofrimento psíquico, em que fatores sociais e culturais exercem grande influência sobre nossos pensamentos, emoções e comportamentos. É um processo de luto que nos coloca em extrema vulnerabilidade emocional.
KARINA PIMENTEL KHALILI , Bacharel em Direito, juntamente com EDSON BENEDITO RONDON FILHO Doutor em Sociologia, descrevem detalhadamente o estelionato sentimental na internet pela perspectiva jurídica no artigo publicado na REVISTA DIREITO E JUSTIÇA: REFLEXÕES SOCIOJURÍDICAS que foi autorizado para ser republicado no livro.
LEONARDO BONECKER ,Delegado de Polícia Federal, Especialista em Segurança Pública e Polícia Judiciária , Especialista em Atividade Policial. Explica que o avanço tecnológico, além dos benefícios, tem proporcionado o aumento exponencial da criminalidade cibernética. O Direito Penal, visando resguardar os principais bens jurídicos das pessoas, passou a prever e punir os crimes cibernéticos (cibercrimes). Porém, importante esclarecer que não existe, nas leis penais, o “crime cibernético” e sim, crimes praticados no “mundo virtual”.
A editora Futuca Cuca lança, no dia 28 de janeiro, o livro “Roteiro de um Estelionato Amoroso – O Perigo por Trás da Tela” na Varanda Sesi do Rio Vermelho, às 20h. A obra pode ser adquirida pelo site da editora.
Fabiana Aragão
Fabiana Aragão é Publicitária, Mestre em Administração Estratégica. Professora Universitária e corporativa. Editora e Criadora da FUTUCA CUCA EDITORA E DO FUTUCA CUCA ESCRITÓRIO DE HISTÓRIAS.
Pré-Venda – Livro Roteiro de um Estelionato Amoroso – O Perigo por trás da Tela