A primeira parte do livro Tenório e a Cidade Flutuante coloca o leitor nos bastidores da política e o faz perceber o funcionamento de uma campanha eleitoral de uma forma leve e anedótica.
O leitor é apresentado aos principais atores de uma campanha eleitoral e compreende que eles são pessoas de carne e osso e não exatamente pessoas especiais. Essa ideia segue se confirmando no transcorrer dos acontecimentos do enredo.
Por outro lado, o personagem principal, Tenório, constantemente faz reflexões sobre as mudanças que vão acontecendo em sua vida. Dentro dessas reflexões, há espaço também para entender que os políticos são pessoas como cada um de nós. Quando o personagem chega a essa conclusão, fica mais seguro para administrar a prefeitura.Tenório foi se aproximando da política, empurrado por seu amigo Ernesto. Teve oportunidade de vivê-la ao ponto de considerar a sua própria candidatura e, enfim, tornar-se prefeito.
Embora a história do livro seja fictícia, ela aborda um tema caro para a nossa sociedade: o distanciamento da política pela grande maioria dos cidadãos. Existe uma crença de que a política é para pessoas com grande poder aquisitivo, de família ligada a politica ou uma das predestinações abordadas no artigo anterior.
Que tal trocarmos nossas trincheiras das redes sociais e enveredarmos por um caminho mais saudável para tratar de política? Com muita frequência se discute muito com pouco conhecimento e sem empatia. No entanto, é um tema amplo, importante para todos, que necessita de algum aprofundamento para o debate.
Com naturalidade, podemos ser mais críticos com relação aos temas que estão em discussão ou mesmo com relação às propostas de qualquer candidato a um cargo político e, mais do que isso, participar da construção ou defesa de algumas delas. Sem esquecer que estamos todos em uma democracia que acomoda uma diversidade de valores que precisam ser respeitados.
Então, vamos sair da superfície?
*Vitório Tibiriçá
Escritor, Psicólogo, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Autor do livro TENÓRIO E A CIDADE FLUTUANTE