Futuca Cuca

Muitos clubes de futebol do Brasil passam por momentos difíceis.

Os times e os torcedores brasileiros, seguindo a cultura do Brasil, desejam ações e soluções rápidas sem muito planejamento, apenas buscando culpados ou salvadores. São modelos enraizados na mentalidade brasileira, perceptíveis também em outras esferas, como na politica e em algumas empresas, por exemplo.

A paixão precisa ser melhor direcionada. Afinal, qualquer instituição que, envolva pessoas, sustento de famílias e muitas contas a pagar, precisa resolver problemas de forma articulada, inclusive mediando a pressão da imprensa e a paixão da torcida.

O motivo de existir de um clube de futebol é a torcida. Ela é o coração e merece os melhores resultados, mesmo sem atuar na engrenagem rotineira dos bastidores e na gestão.  Porém, os gestores do clube não podem agir com a mesma paixão da torcida, nem com a mesma agenda da imprensa, e tomar decisões precipitadas.

Neste modelo do futebol brasileiro, que prega resultados imediatistas, os treinadores normalmente são os maiores alvos, até aparecer um novo culpado ou um novo salvador, mesmo quando existem vários problemas simultâneos, como expulsões, questões legais, calendário de campeonatos, falta de recursos financeiros, entre outros.

Grandes resultados demandam planejamento, tempo, paciência, medidas bem calculadas, observação de fatores internos e externos; e união. Os bons momentos da história do futebol tiveram esses ingredientes e precisam de continuidade.

A leitura sobre futebol sempre será bem-vinda para o aprendizado e atualização. A visão por várias perspectivas amplia o senso crítico.

As pessoas precisam jogar juntas dentro e fora de campo. São seres humanos sentindo, respirando e correndo em busca do mesmo objetivo. Assim é no futebol, nas empresas e nas famílias. Cada pessoa tem a sua importância. Todas as historias devem ser valorizadas para ajudar a construir novas boas histórias.

Sempre existe muito dos bastidores do futebol para conhecer e gerar reflexões e aprendizados.

Na temporada 2022, o Esporte Clube Vitória estava na série C e as pessoas que jogaram juntas e venceram em um momento que o clube estava desacreditado. Essa caminhada está registrada no livro A MÃO DE DEUS DO REBAIXAMENTO AO ACESSO, obra de @joao.burse com Arthur Vivaqua para torcedores, profissionais dos esportes e líderes também do mundo corporativo.

Link   https://futucacuca.com.br/produto/a-mao-de-deus-do-rebaixamento-ao-acesso/
#livrodefutebol #futebol #livro  #AMAODEDEUS #liderança #espiritualidade #gestaodepessoas #esportes #ecv

Foto: internet

* Fabiana Aragão é Editora e Criadora da FUTUCA CUCA ESCRITÓRIO E EDITORA DE HISTÓRIAS.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

REGISTRAR

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

0